Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A tecnologia assistiva: colaborando no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de ensino fundamental

2015; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 4 Linguagem: Português

10.30681/reps.v6i4.9719

ISSN

2236-3165

Autores

Iolanda Gallo,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo apresenta elementos para uma reflexão a partir da análise do resultado de uma pesquisa que objetivou identificar se o uso da tecnologia assistiva colabora no aprendizado do aluno com deficiência visual nas instituições públicas de Ensino Fundamental. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa por meio de observações e entrevistas gravadas com professoras que atuam em sala de aula comum e de recursos e aluno da turma do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jorge Amado, no município de Sinop, Mato Grosso. Para discussão da tecnologia assistiva fora utilizado autores como Rita Bersch, C. R. Baptista e outros autores contemporâneos. Palavras-chave: Educação especial; tecnologia assistiva; deficiência visual; professores e escola pública.

Referência(s)