Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uso do brinquedo no hospital: o que os enfermeiros brasileirosestão estudando?

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342008000200025

ISSN

1980-220X

Autores

Tânia Maria Coelho Leite, Antonieta Keiko Kakuda Shimo,

Tópico(s)

Palliative and Oncologic Care

Resumo

O cuidado às necessidades emocionais de crianças hospitalizadas vem merecendo atenção dos profissionais de enfermagem em nosso país, embora ainda não de modo generalizado. A possibilidade de brincar sabidamente atenua o sofrimento, especialmente na infância, justificando-se a importância deste tema. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar a produção acadêmica dos enfermeiros brasileiros sobre o uso do brinquedo na atenção à criança em cuidado hospitalar, nos programas de pós-graduação stricto sensu. O levantamento foi feito no Portal CAPES, CEPEn, IBICT e consulta às referências dos trabalhos. Das quinze teses/dissertações encontradas na literatura pode-se encontrar catorze, que foram analisadas e constituem o corpus do presente estudo. O brinquedo foi mais utilizado no pré e pós-operatório, por enfermeiros docentes, com crianças pré-escolares e escolares, pais e enfermeiros. Os trabalhos analisados reforçam os resultados positivos desta prática. Recomendamos que as enfermeiras pediatras utilizem o brinquedo em todas as instituições onde a criança necessite de cuidado.

Referência(s)