Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Proposta de um modelo de gestão de programas de pós-graduação na área de Administração a partir sos sistemas de avaliação do Brasil (CAPES) e dos Estados Unidos (AACSB)

2014; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 49; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5700/rausp1152

ISSN

1984-6142

Autores

Èmerson Antônio Maccari, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida, Édson Luiz Riccio, Thomas G. Brashear,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

O sistema brasileiro de avaliacao de programas de pos-graduacao vem evoluindo desde 1976, sendo considerado eficiente e moderno. No presente trabalho, o objetivo e propor um modelo de gestao de programas de pos-graduacao stricto sensu em Administracao do Brasil, com base nos sistemas de avaliacao do Brasil e dos Estados Unidos. Para tanto, procedeu-se a uma pesquisa em oito programas: quatro no Brasil, recomendados pela Coordenacao de Aperfeicoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES) e quatro nos Estados Unidos, credenciados pela Association to Advance Collegiate School of Business (AACSB). O metodo de pesquisa foi o estudo de casos multiplos de carater exploratorio com dois componentes basicos: pesquisa documental, por meio de um estudo em profundidade dos sistemas de avaliacao; pesquisa de campo com os coordenadores de programas para identificar como os sistemas de avaliacao sao utilizados para desenvolver os programas. A partir desses estudos, foi proposto um modelo de gestao em que, alem de atender aos requisitos do sistema de avaliacao da CAPES, seja levada em consideracao a realidade do programa e os elementos importantes para seu continuo aprimoramento, dentre eles: missao e visao; plano estrategico; corpo docente; estrutura do programa; corpo discente; resultados que abrangem producao cientifico-tecnologica, egresso e insercao social.

Referência(s)