Artigo Revisado por pares

A TROCA DE MEDICAMENTOS NO PONTO DE VENDA E O MERCADO DE MEDICAMENTOS GENÉRICOS

2007; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1980-4431

Autores

José Mauro da Costa Hernandez, Eurípedes Fernandes de Oliveira Júnior,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Este estudo investiga o papel dos varios agentes do mercado de medicamentos (governo, industrias, medicos, farmaceuticos e consumidores) para identificar barreiras e oportunidades para o mercado de medicamentos genericos no Brasil. O estudo tambem analisa algumas caracteristicas do comportamento do consumidor de medicamentos com foco no processo de troca que ocorre no ponto de venda entre o medicamento prescrito pelo medico e o medicamento efetivamente comprado. Para isto, foram entrevistados 399 consumidores de medicamentos na cidade de Sao Paulo. Os resultados mostram que a maioria das pessoas que nao troca o medicamento prescrito alega nao ter se lembrado do medicamento generico. Para as pessoas que sabem da existencia de uma alternativa generica, a principal razao para nao trocar o medicamento prescrito por uma alternativa generica e a falta de confianca no medicamento generico. A falta de confianca no medicamento generico tambem e a principal razao para as pessoas trocarem um medicamento prescrito generico por um medicamento de marca ou similar. Por sua vez, a principal razao para as pessoas trocarem um medicamento prescrito de marca ou similar por um generico e o preco inferior deste ultimo.

Referência(s)