A Construção Social do Corpo: Um Novo Modelo de ser Mulher
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.9771/2317-1219rf.v7i6.2777
ISSN2317-1219
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNo artigo propoe-se algumas reflexoes sobre o atual culto a aparencia e forma fisica que conquista cada vez mais adeptos em determinados segmentos da nossa sociedade. Procura-se pensar a constante exposicao dos corpos, na publicidade, na midia e nas interacoes cotidianas, associada a instauracao de uma nova moralidade que, por tras da aparente liberacao fisica e sexual, prega a conformidade a um determinado padrao estetico: a considerada «boa forma ». Por meio de uma pesquisa realizada, de 1998 a 2000, com 1279 homens e mulheres das camadas medias cariocas, universitarios, de 20 a 50 anos, constata-se a hipervalorizacao do corpo neste segmento social. Palavras-chave :Corpo, genero, identidade, mulher, homem (body, gender, identity, woman, man). Abstract : This paper expounds on some reflections about the present cult toward physical appearance and body fitness that attracts an increasing number of followers in our society. The recurrent exhibition of the human figure in advertising, media, and in daily interactions associated to a new morality that while apparently peddling sexual liberation, supports a certain esthetic standard: “physical fitness”. A research developed between 1998 to 2000, among middle class men and women of higher education in Rio de Janeiro uncovers an extreme valuation of the human body in this social segment. Key words : Body, gender, identity, woman, man.
Referência(s)