Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema

2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722011000200005

ISSN

1807-0329

Autores

Sílvia Maria Cintra da Silva, Célia Almeida, Sueli Ferreira,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.

Referência(s)