
Apropriação cultural e mediação pedagógica: contribuições de Vigotski na discussão do tema
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722011000200005
ISSN1807-0329
AutoresSílvia Maria Cintra da Silva, Célia Almeida, Sueli Ferreira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo consiste em pesquisa cujo objetivo foi conhecer o repertório cultural de professores de escolas públicas de Educação Básica de Uberaba e Uberlândia (MG). Fundamentada na teoria de Vigotski e na de Bourdieu, a pesquisa partiu do pressuposto de que a mediação para a aprendizagem será tanto melhor quanto mais abrangente e variado for o repertório de conhecimentos e experiências do mediador. Os professores responderam a questionários cujas respostas indicaram que a maioria não tem familiaridade com expressões da cultura erudita e com determinadas produções artísticas, principalmente devido aos baixos salários e às intensas jornadas de trabalho. Considerando-se que a escola, para muitos, é a única possibilidade de acesso à produção artística não massificada, a pesquisa aponta a necessidade de ampliar as investigações no sentido de aprofundar a discussão acerca da temática nela abordada, bem como a premência de se criar uma política pública para a formação cultural e estética de professores.
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