
Convocando os hermeneutas da república iletrada: o prêmio Francisco Alves
2014; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 44 Linguagem: Português
10.1590/s2236-34592014000300009
ISSN2236-3459
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta resultados de estudos e pesquisas centrados no Prêmio Francisco Alves, instituído pela Academia Brasileira de Letras sob a denominação de O melhor meio de disseminar o ensino primário no Brasil. A pesquisa básica localizou, recuperou e analisou inúmeros artigos e notas publicados na Revista da Academia Brasileira de Letras e, posteriormente, monografias premiadas de intelectuais expressivos: Marques Pinheiro, Jorge Augusto Büchler, Pedro Deodato de Moraes, Achilles Lisboa, Manoel Bomfim e Sud Mennucci. Conclui-se que, durante a sua vigência, o Prêmio Francisco Alves funcionou como convocatória quinquenal dos intelectuais dispostos a pensar e dar a conhecer as possibilidades de outro futuro para o Brasil, pela via da instrução popular disseminada.
Referência(s)