Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A conscientização e a percepção pós-consumo de produto tóxico na visão dos consumidores

2014; Escola Superior de Sustentabilidade; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.6008/spc2179-6858.2014.001.0001

ISSN

2179-6858

Autores

Letiane Streck, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Lucas Veiga Ávila,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

As lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas econômicas, sofreram ampliação em sua fabricação e consumo nos anos 2000, devido ao programa de redução energética do governo brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que o consumo deste produto crescia, poucas legislações e informações versavam a respeito de seu destino pós- consumo. O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com a população santa-mariense participante da 26º Edição da FEISMA – Multifeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste trabalho consistiu fundamentalmente em investigar as práticas de descarte e o nível de consciência dos consumidores em relação ao resíduo sólido lâmpada fluorescente. Foram inclusos no estudo, variáveis relacionadas ao grau de consciência ambiental, atitudes em relação à destinação sustentável, periculosidade e toxidade dos componentes e o nível de conhecimento de leis e empresas que recolhem este produto. Os resultados apontam um considerável nível de consciência entre os participantes, porém baixo nível de conhecimento de leis e práticas adequadas de destinação final.

Referência(s)