
A conscientização e a percepção pós-consumo de produto tóxico na visão dos consumidores
2014; Escola Superior de Sustentabilidade; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.6008/spc2179-6858.2014.001.0001
ISSN2179-6858
AutoresLetiane Streck, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Lucas Veiga Ãvila,
Tópico(s)Environmental Sustainability in Business
ResumoAs lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas econômicas, sofreram ampliação em sua fabricação e consumo nos anos 2000, devido ao programa de redução energética do governo brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que o consumo deste produto crescia, poucas legislações e informações versavam a respeito de seu destino pós- consumo. O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com a população santa-mariense participante da 26º Edição da FEISMA – Multifeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste trabalho consistiu fundamentalmente em investigar as práticas de descarte e o nível de consciência dos consumidores em relação ao resíduo sólido lâmpada fluorescente. Foram inclusos no estudo, variáveis relacionadas ao grau de consciência ambiental, atitudes em relação à destinação sustentável, periculosidade e toxidade dos componentes e o nível de conhecimento de leis e empresas que recolhem este produto. Os resultados apontam um considerável nível de consciência entre os participantes, porém baixo nível de conhecimento de leis e práticas adequadas de destinação final.
Referência(s)