Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Jovens pichadores: perfil psicossocial, identidade e motivação

2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0103-65642008000300002

ISSN

1678-5177

Autores

Alex de Toledo Ceará, Paulo Dalgalarrondo,

Tópico(s)

Consumer Retail Behavior Studies

Resumo

Este estudo investigou o perfil psicossocial dos adolescentes envolvidos com a prática da pichação urbana. Trata-se de uma subcultura vinculada ao movimento hip hop, presente nas médias e grandes cidades brasileiras. Teve como objetivo descrever os processos identitários e motivacionais desses adolescentes. Dessa forma, 32 sujeitos responderam a um inventário que abordou aspectos psicológicos e socioculturais da pichação. Os jovens pichadores eram todos do gênero masculino, de idade média 17,2 ± 2,6 anos e moradores da periferia de grandes cidades. As entrevistas revelaram que a pichação relaciona-se a marcantes processos identitários para seus autores, assim como indicaram a forma com que se relacionam com seus pares e líderes e como se relacionam com a sociedade geral e a lei. Conclusão: os jovens envolvidos com a pichação lançam mão dessa prática como forma de demarcar suas identidades e confrontar a sociedade. A pichação foi analisada segundo os conceitos de Erik Erikson referentes à crise de identidade na adolescência. Observou-se a implicação das ideologias de marketing da sociedade geral e dominante, articuladas com o processo da pichação.

Referência(s)