Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

EFL SPEAKING AND INDIVIDUAL DIFFERENCES IN WORKING MEMORY CAPACITY: GRAMMATICAL COMPLEXITY AND WEIGHTED LEXICAL DENSITY IN THE ORAL PRODUCTION OF BEGINNERS

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5216/sig.v20i2.6084

ISSN

2316-3690

Autores

GICELE VERGINE, Raquel Carolina Souza Ferraz D’Ely,

Tópico(s)

Reading and Literacy Development

Resumo

O presente estudo expande a investigação de Fontanini, Weissheimer, Bergsleithner, Perucci and D’Ely (2005) utilizando parte dos dados dessa pesquisa para examinar a relação entre capacidade de memória de trabalho, medida pelo teste de amplitude oral e pelo teste de amplitude geral, e o uso de fala gramaticalmente complexa e lexicalmente densa de doze alunos iniciantes ao elaborarem uma descrição de gravura em Inglês como L2. Adicionando aos resultados obtidos por Fontanini et al (2005), não houve correlação estatisticamente significativa entres as medidas de memória de trabalho e a fala complexa e lexicalmente densa dos aprendizes. Portanto, os resultados corroboram a existência de efeito de troca de recursos atencionais (trade-off effects) entre variáveis da produção oral como uma função de diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: produção oral, complexidade, densidade lexical, capacidade de memória de trabalho, efeito de troca de recursos atencionais.

Referência(s)