
Concorrência desleal: concepções do processo de mobilização estratégica a partir de um estudo de caso
2007; Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD); Volume: 11; Issue: spe1 Linguagem: Português
10.1590/s1415-65552007000500002
ISSN1982-7849
AutoresRodrigo Holtermann Lagreca, Astor Eugênio Hexsel,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo contexto empresarial, mais do que no acadêmico, ganha destaque a discussão sobre as conseqüências dos negócios ilegais na arrecadação pública e no processo competitivo. A partir do entendimento de como esse fenômeno se organiza, este estudo investiga, com base em estudo de caso, as ações desenvolvidas pela Souza Cruz S.A, empresa dominante no setor brasileiro de cigarros para fazer frente à oferta ilegal ou informal, uma das formas de concorrência desleal. Constata-se que a organização desenvolve ações em dois níveis: no primeiro, são referidas as ações gerenciais para aprimorar o seu desempenho em face do problema e processo de aprendizagem dele derivado. No segundo nível, são descritas as ações diretas e indiretas sobre o governo, que é o agente legítimo para conter a informalidade. Essas ações incluem troca de informações com órgãos governamentais e atuação junto à opinião pública, como formas de buscar consentimento público e priorizar junto aos governos o cumprimento da lei.
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