
Práticas educativas e problemas de comportamento: uma análise à luz das habilidades sociais
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2002000200004
ISSN1678-4669
AutoresAlessandra Turini Bolsoni-Silva, Edna Maria Marturano,
Tópico(s)Behavioral and Psychological Studies
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar as relações entre práticas educativas dos pais e problemas de comportamento dos filhos, à luz do referencial teórico-prático do treinamento em habilidades sociais. A forma como os pais educam seus filhos parece ser crucial à promoção de comportamentos socialmente adequados, porém, com freqüência, as famílias acabam estimulando comportamentos inadequados por meio de disciplina inconsistente, pouca interação positiva, pouco monitoramento e supervisão insuficiente das atividades da criança. Considera-se que os pais, para promoverem comportamentos adequados em seus filhos, necessitam ter habilidades sociais educativas, tais como expressar sentimentos e opiniões, estabelecer limites evitando coerção, entre outras. Conclui-se que, intervenções com pais, com a finalidade de promover habilidades sociais educativas, são importantes meios para prevenção e redução de problemas de comportamento em crianças, de forma a evitar dificuldades escolares e de socialização na meninice e na adolescência.
Referência(s)