Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

História com Pedagogia: a contribuição da obra de Jonathas Serrano na construção do código disciplinar da História no Brasil

2004; National History Association; Volume: 24; Issue: 48 Linguagem: Português

10.1590/s0102-01882004000200009

ISSN

1806-9347

Autores

María Auxiliadora Schmidt,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

O artigo tem como foco a obra de Jonathas Serrano (1855-1944), membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e professor de História do Colégio Pedro II. O estudo centrou-se na obra didática desse autor, particularmente em seus principais manuais voltados à formação de professores de História e destinados a alunos. As análises, pautadas no conceito de "código disciplinar", permitem sugerir que as obras de Jonathas Serrano introduziram de forma sistemática a influência da pedagogia no ensino de História, constituindo-se em importante contribuição para a construção do código disciplinar da História no Brasil.

Referência(s)