
Novas políticas de apoio à pós-graduação: o caso FAPEMIG-CAPES
2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 17; Issue: 65 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362009000400003
ISSN1809-4465
AutoresF. C. Sá Barreto, Mário Neto Borges,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta um modelo de fomento à pós-graduação adotado em Minas Gerais pela FAPEMIG em parceria com a CAPES. Trata-se de uma experiência inovadora que visa aperfeiçoar e potencializar o uso dos recursos das agências envolvidas ao mesmo tempo em que concentra esforços nas necessidades específicas do Estado. As principais ações deste modelo focam na busca da excelência na pós-graduação de Minas Gerais e na aceleração do processo de formação de doutores e pesquisadores. Os fundamentos para estas ações são baseados na necessidade urgente de acelerar o processo de desenvolvimento científico e tecnológico no país com qualidade compatível com o cenário internacional. Os principais pilares do modelo são descritos em detalhes e podem transformar-se em políticas de fomento de caráter nacional.
Referência(s)