Documentários brasileiros rompendo silêncios históricos e pessoais
2015; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2177-3807
AutoresPaulo Sérgio Souto Mota, Eliane Vasconcelos Diógenes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste trabalho debate o fenomeno comunicacional contemporâneo no qual o sujeito, sob efeito do sofrimento gerado pelo assassinato de um familiar militante contra a ditadura militar, busca recuperar memorias e questionar a versao oficial das suas mortes, atraves da realizacao de um documentario. Constatamos nos ultimos anos uma crescente producao e aumento de prestigio deste tipo de documentario e escolhemos duas obras para analisar: Diario de uma busca , 2010, dirigido por Flavia Castro que focaliza a historia do pai Celso Castro, e Em busca de Iara , 2013, em que Mariana Pamplona enfoca o percurso da tia Iara Iavelberg. A discussao se fundamenta na interface entre as pesquisas provenientes da area da comunicacao sobre as tensoes entre o publico e o privado no cinema documentario subjetivo e a teoria psicanalitica, atraves do paradigma de Sigmund Freud e Jacques Lacan, sobre o mal estar do sujeito na cultura e a perspectiva da sublimacao. Em ambos os documentarios, a primeira parte evoca a militância corajosa e destemida dos familiares, no caso o pai e a tia; e a segunda parte investiga e confronta entrevistas com familiares, amigos, militantes, policiais e medicos legistas, refutando a versao oficial sobre as condicoes de suas mortes; denunciando as lacunas. Diante do trauma da morte em condicoes suspeitas, as documentaristas realizam os filmes, inscrevendo a concepcao de assassinato na historia, como forma de romper silencios de foro intimo e coletivo. A marca destes documentarios em primeira pessoa consiste em articular experiencias particulares com historias e memorias coletivas, o que configura uma modificacao importante do documentario “classico” politico. A potencia dos mesmos emerge da possibilidade de se resgatar determinados aspectos de uma situacao publica pelo vies da subjetividade, com seu discurso sem pudores e emocionado sobre a historia brutal. This study discusses a contemporary communicational phenomenon in which the individual, under the effect of suffering created by the murder of a family militant member against the military dictatorship, tries to bring back memories, and also questions the official version of their deaths through the production of a documentary. We have noticed in the last few years an increasing production of this kind of documentary, as well an increase of the prestige of such works. Two works were selected to be analysed: “Diario de uma busca”, 2010, directed by Flavia Castro, that focuses on the story of the father Celso Castro; and “Em busca de Iara”, 2013, in which Mariana Pamplona focuses on the journey of her aunt Iara Iavelberg. The analyzes is based on the boundary of the researches that came from the communication area about the tension between the public and private, in the subjective documentary cinema and the psychoanalytic theory, through Sigmund Freud paradigm and Jacques Lacan, about the an individual malaise in his/her culture and the perspective of sublimation. In both documentaries, the first part evokes the brave and fearless combativeness of the relatives, in this case, the father and the aunt; and in the second part they investigate and confront interviews with relatives, friends, militants, policemen, coroners, contesting the official version on the conditions of their deaths; denouncing the gaps. Due to the trauma of deaths under suspicious conditions, the documentary producers make the films carving the concept of murder in the history, as a way to break the personal silence, as well as the collective one. The use of the first person, in these documentaries, consists in articulating individual experiences with historical and collective memories, what sets up an important change of the classical political documentary. The power of these works emerges from the possibility of rescuing certain aspects of a public situation through the subjective bias, with a thrilled speech without modesties by the brutal history.
Referência(s)