Artigo Produção Nacional

ORGANIZAÇÕES MULTILATERAIS, ESTADO E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 115 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Fúlvia Rosemberg,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

As politicas brasileiras de educacao infantil (EI) nas ultimas quatro decadas apresentam-se como resposta a varias tensoes. Nos anos 70, o despertar dos novos movimentos sociais trouxe o tema para a agenda de suas reivindicacoes. Nos anos 80, pressoes em diferentes sentidos provocaram, de um lado, a expansao da EI seguindo, de modo geral, um modelo “a baixo custo” e, de outro, a consciencia social da EI como um direito das criancas pequenas a educacao e um direito de assistencia aos filhos de pais e maes trabalhadores (Constituicao de 1988). O artigo descreve e analisa as tensoes presentes, e suas consequencias, em tres momentos da historia da EI brasileira contemporânea: a fase de expansao durante o governo militar; as inovacoes trazidas pela Constituicao de 1988; o impacto das reformas educacionais contemporâneas sob a egide do “Consenso de Washington”. A descricao e analise desses momentos serao efetuadas no contexto dos modelos propugnados pelas organizacoes multilaterais.

Referência(s)