Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A apredizagem da atenção na cognição inventiva

2004; Associação Brasileira de Psicologia Social; Volume: 16; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-71822004000300002

ISSN

1807-0310

Autores

Virgínia Kastrup,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

O artigo aborda o problema da aprendizagem da atenção, tomando como base a noção de cognição como invenção (KASTRUP, 1999). Para o estudo da atenção examina trabalhos onde, no contexto das ciências cognitivas contemporâneas, esta é concebida como fundo de variação da cognição, ultrapassando sua manifestação como ato de prestar atenção. Analisa a relação entre atenção e aprendizagem na prática do devir-consciente proposta por Depraz, Varela e Vermersch (2003), onde se destaca a suspensão da atitude natural, a atenção a si e uma mudança na qualidade da atenção, que passa de um ato de busca de informações para um ato de encontro com a dimensão de virtualidade do si. A aprendizagem da atenção é examinada em sua lógica circular, temporal e coletiva. As diferenças entre distração e dispersão, bem como entre concentração e focalização são discutidas no que diz respeito a seu papel na cognição inventiva.

Referência(s)