
A Copa do Mundo de 2010 entre o jornalismo e o entretenimento: uma análise do Central da Copa, da TV Globo
2013; UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ; Volume: 12; Issue: 01 Linguagem: Português
ISSN
2237-4531
AutoresMellina Cheminand Fortes Lima, José Carlos Marques,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo procura compreender a forma como o telejornalismo esportivo tem se modificado no Brasil, influenciando as coberturas de eventos importantes como a Copa do Mundo de futebol. O impacto dessas mudancas se reflete na utilizacao da interatividade, do entretenimento e da apresentacao da noticia em quadros e programas inseridos em telejornais brasileiros. O estudo propoe-se a analisar, por meio das teorias jornalisticas e da analise de conteudo, como dois conceitos aparentemente antagonicos (jornalismo e entretenimento) foram postos em perspectiva pelo programa televisivo Central da Copa, exibido durante o ano de 2010 pela Rede Globo de Televisao, por ocasiao da Copa do Mundo da Africa do Sul.
Referência(s)