Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Gramsci e a educação do educador

2006; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 26; Issue: 70 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622006000300003

ISSN

1678-7110

Autores

Marcos Del Roio,

Tópico(s)

Political theory and Gramsci

Resumo

Com a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).

Referência(s)