
O ensino do exame físico em suas dimensões técnicas e subjetivas
2009; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0104-07072009000300008
ISSN1980-265X
AutoresCarlos Magno Carvalho da Silva, Vera Maria Sabóia, Enéas Rangel Teixeira,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoPesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, cujos objetivos foram descrever as concepções dos acadêmicos de enfermagem sobre a prática do exame físico destacando as dimensões subjetivas e discutir o ensino desta prática na perspectiva do cuidado clínico de enfermagem. Utilizou-se como técnicas para coleta de dados a entrevista semiestruturada direcionada a acadêmicos do quarto período do Curso de Enfermagem, e a observação participante, realizada durante a consulta realizada por estes sujeitos sob o auxílio de professores, monitores e enfermeiros. Os relatos dos acadêmicos foram analisados à luz da hermenêutica-dialética e agrupados em categorias - a comunicação interpessoal; a ética e a estética do corpo e as tecnologias envolvidas no ensino. A atividade do exame físico precisa considerar sua complexidade relacional e técnico-científico, viabilizando a humanização do cuidado de enfermagem.
Referência(s)