
Analisando a concepção de Educação Integral do governo Lula/Dilma através do Programa Mais Educação
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-46982014000100005
ISSN1982-6621
AutoresJamerson Antônio de Almeida da Silva, Katharine Ninive Pinto Silva,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo analisa a concepção de Educação Integral que orienta o Programa Mais Educação, "nova estratégia" do Governo Federal para a promoção da "educação integral em tempo integral" na escola pública brasileira. Através da análise dos principais documentos que fundamentam o programa, constatamos a proposição de uma Educação Integral Intercultural, assentada numa Gestão Intersetorial e Sistêmica. Desvelamos, então, uma renovação pós-moderna/pós-estruturalista do escolanovismo pragmatista presente no Programa; uma renovação da teoria do capital humano na forma de uma Pedagogia das Competências, ou neotecnicismo e, no plano da gestão sistêmica e intersetorial, o transplante do modelo empresarial de reorganização do trabalho (Teoria da Qualidade Total) para o âmbito do sistema educacional. Concluímos que essa é uma expressão particular e contraditória da subordinação intelectual e moral do Governo Lula/Dilma ao neoliberalismo, revelando-se como a expressão da "hegemonia às avessas" no âmbito da política educacional.
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