Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México

2002; Springer Science+Business Media; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722002000300006

ISSN

1678-7153

Autores

Maria Cristina Ferreira, Eveline María Leal Assmar, Alicia Omar, Hugo Uribe Delgado, Alberto Terrones González, Jorge Manuel Beltrán Silva, Marcos Aguiar de Souza, Maria do Carmo de Figueiredo Cisne,

Tópico(s)

Parental Involvement in Education

Resumo

O estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.

Referência(s)