
Atribuição de causalidade ao sucesso e fracasso escolar: um estudo transcultural Brasil-Argentina-México
2002; Springer Science+Business Media; Volume: 15; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722002000300006
ISSN1678-7153
AutoresMaria Cristina Ferreira, Eveline María Leal Assmar, Alicia Omar, Hugo Uribe Delgado, Alberto Terrones González, Jorge Manuel Beltrán Silva, Marcos Aguiar de Souza, Maria do Carmo de Figueiredo Cisne,
Tópico(s)Parental Involvement in Education
ResumoO estudo comparou os mecanismos atribuicionais utilizados por alunos brasileiros, argentinos e mexicanos, ao explicarem o sucesso e fracasso escolar. A amostra compôs-se de 1594 estudantes de bom ou mau rendimento escolar, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 20 anos e pertencentes a escolas públicas e particulares de ensino médio, que responderam a um questionário sobre as causas de seu próprio desempenho, do de seus colegas, de alunos de outro tipo de escola e de outras nacionalidades. Os três grupos nacionais adotaram prioritariamente o esforço como causa explicativa do próprio sucesso e fracasso escolar e do de outros alunos, embora tenham ocorrido diferenças entre os padrões atribuicionais, em função da nacionalidade, sexo e tipo de escola. Tais resultados são discutidos com base nos vieses atribuicionais associados à tendência auto-servidora e ao erro fundamental de atribuição e nas peculiaridades culturais que caracterizam os três países.
Referência(s)