
Indústrias criativas: definição, limites e possibilidades
2009; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 49; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902009000100003
ISSN2178-938X
AutoresPedro F. Bendassolli, Thomaz Wood, Charles Kirschbaum, Miguel Piña e Cunha,
Tópico(s)Management and Organizational Studies
ResumoO termo "indústrias criativas" surgiu nos anos 1990, para designar setores nos quais a criatividade é uma dimensão essencial do negócio. As indústrias criativas compreendem, entre outras, as atividades relacionadas ao cinema, ao teatro, à música e às artes plásticas. Neste artigo introdutório, mostramos o surgimento do termo no âmbito de políticas públicas de desenvolvimento econômico, analisamos a literatura científica sobre as indústrias criativas e procuramos sistematizar as diferentes definições do termo, diferenciando-o de conceitos similares, em especial do conceito de indústrias culturais. Advogamos que o fenômeno pode constituir um campo fecundo de investigações para pesquisadores de Estudos Organizacionais e apontamos trilhas de investigação a serem exploradas.
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