Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Le rôle du manuel dans le processus d’enseignement/apprentissage de FLE

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 83; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5380/rel.v83i1.21000

ISSN

2236-0999

Autores

Christianne Benatti Rochebois,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Em qual medida os métodos de FLE (Francês Língua Estrangeira) proporcionam os requisitos mínimos para encorajar as trocas entre as culturas respeitando a diversidade cultural?Esses métodos consideram a diversidade de contextos onde o francês é ensinado? Nos nos propomos nesta reflexão, mostrar por quais meios os métodos tratam a diversidade cultural na era da globalização. O livro didático de base pode ser muito útil, à condição de não se limitar a uma abordagem puramente descritiva, etnográfica ou culturalista, e de levar o aprendiz a formular hipóteses sobre as razões que condicionam os hábitos ou comportamentos diferentes. O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas propõe aos professores trabalhar sobre diferentes aspectos dos traços distintos característicos de uma sociedade e de sua cultura. Nesta perspectiva, selecionamos uma lista de temas específicos para “abrir” o aprendiz à aquisição de conhecimentos socioculturais, a ter outros olhares da realidade e a se conscientizar da não-universalidade de sua cultura. Constituímos para isso, uma tabela de analise para estudar o conjunto do conteúdo sócio-cultural dos manuais, cujos tópicos foram formuladas em função do nosso objetivo especifico, analisar os conteúdos sócio-culturais dos manuais sob o ângulo da diversidade.

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