Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Economia criativa no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português

10.5380/ret.v7i4.25925

ISSN

2238-4715

Autores

Armando Dalla Costa, Elson Rodrigo de Souza-Santos,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

A cadeia produtiva da economia criativa no Brasil movimentou em torno de 16% do PIB em 2006 aparentemente considerado elevado, mas quando se olha o núcleo representava cerca de 2,59%. Este valor ainda é considerado baixo e, em função disso, não é capaz de colocar o país entre os 20 maiores produtores de bens e serviços culturais liderados por China, Estados Unidos e Alemanha. Entretanto, ações de governos, entidades privadas e de ensino e pesquisa começam a colocar as atividades criativas como importantes para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a economia criativa se apresenta como uma forma de introduzir um novo portfólio de produtos com maior valor agregado e competitivos no mercado internacional ao colocar o capital intelectual como um ativo de competitividade e diferencial no mercado externo.

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