
Economia criativa no Brasil: quadro atual, desafios e perspectivas
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5380/ret.v7i4.25925
ISSN2238-4715
AutoresArmando Dalla Costa, Elson Rodrigo de Souza-Santos,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoA cadeia produtiva da economia criativa no Brasil movimentou em torno de 16% do PIB em 2006 aparentemente considerado elevado, mas quando se olha o núcleo representava cerca de 2,59%. Este valor ainda é considerado baixo e, em função disso, não é capaz de colocar o país entre os 20 maiores produtores de bens e serviços culturais liderados por China, Estados Unidos e Alemanha. Entretanto, ações de governos, entidades privadas e de ensino e pesquisa começam a colocar as atividades criativas como importantes para o desenvolvimento regional e nacional. Além disso, a economia criativa se apresenta como uma forma de introduzir um novo portfólio de produtos com maior valor agregado e competitivos no mercado internacional ao colocar o capital intelectual como um ativo de competitividade e diferencial no mercado externo.
Referência(s)