Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade

2005; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722005000200012

ISSN

1807-0329

Autores

Andrea Valéria Steil, Ana Elisa Pillon, Vinı́cius Medina Kern,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as atitudes de alunos com relação à educação a distância. A população-alvo foi de 22 alunos matriculados em uma disciplina a distância do curso Ciência da Computação de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil, oferecida no primeiro semestre de 2003. A pesquisa foi de natureza descritiva e aplicada, realizada sob uma perspectiva predominantemente quantitativa. Os resultados revelaram atitudes negativas dos alunos, especialmente nas categorias desempenho, flexibilidade e conveniência, preparação para a educação a distância, material didático e dinâmica de grupo na lista de discussão. Esses resultados indicam que o impacto positivo esperado da educação a distância pode não se efetivar quando a instituição desconsidera tanto a complexidade do processo educacional a distância quanto as variáveis envolvidas no processo de adoção e aceitação de inovações educacionais pelos alunos.

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