
Atitudes com relação à educação a distância em uma universidade
2005; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1413-73722005000200012
ISSN1807-0329
AutoresAndrea Valéria Steil, Ana Elisa Pillon, Vinı́cius Medina Kern,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoEste artigo descreve os resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as atitudes de alunos com relação à educação a distância. A população-alvo foi de 22 alunos matriculados em uma disciplina a distância do curso Ciência da Computação de uma instituição de ensino superior do Sul do Brasil, oferecida no primeiro semestre de 2003. A pesquisa foi de natureza descritiva e aplicada, realizada sob uma perspectiva predominantemente quantitativa. Os resultados revelaram atitudes negativas dos alunos, especialmente nas categorias desempenho, flexibilidade e conveniência, preparação para a educação a distância, material didático e dinâmica de grupo na lista de discussão. Esses resultados indicam que o impacto positivo esperado da educação a distância pode não se efetivar quando a instituição desconsidera tanto a complexidade do processo educacional a distância quanto as variáveis envolvidas no processo de adoção e aceitação de inovações educacionais pelos alunos.
Referência(s)