Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Educação das Relações Étnico-Raciais: elementos teóricos e metodológicos de uma prática de formação docente

2013; Universidad Santo Tomás; Volume: 2; Issue: 8 Linguagem: Português

ISSN

2500-543X

Autores

Alexandre do Nascimento,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educacao, em seu artigo 26-A, estabelece a obrigatoriedade do ensino de Historia e Culturas Afro-Brasileiras. Porem, o cumprimento dessa obrigatoriedade pelos educadores nao e tarefa trivial, pois trata-se de uma proposta que exige um postura critica sobre relacoes raciais, o reconhecimento e valorizacao da diversidade etnica, discussoes sobre as questoes colocadas pelas lutas historicas dos negros, acesso a conteudos e proposicoes pedagogicas adequadas, bem como participar de processos de estudos e producao de conhecimentos. Do nosso ponto de vista os desafios que concretamente encontramos para concretizar essa determinacao legal sao basicamente: a reestruturacao dos curriculos, a producao e difusao de estudos materiais pedagogicos, a formacao de professores. Este texto visa apresentar e por em discussao elementos teorico-metodologicos do Curso de Extensao em Educacao das Relacoes Etnico-Raciais que, desde 2007, ministramos na Fundacao de Apoio a Escola Tecnica do Estado do Rio de Janeiro - FAETEC, e que consiste num projeto de estudos que visa mobilizar professores na producao de um pensamento anti-racista, anti-discriminatorio e plural em Educacao.

Referência(s)