Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A atuação do psicólogo escolar: multirreferencialidade, implicação e escuta clínica

2003; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1413-73722003000200005

ISSN

1807-0329

Autores

João Batista Martins,

Tópico(s)

Social Representations and Identity

Resumo

Este artigo discute a noção de clínica no contexto da psicologia escolar. Na medida em que nós sugerimos como metodologia de pesquisa e de intervenção para o psicólogo escolar a observação participante, entendemos que tal discussão também se refere a questões epistemológicas - uma vez que a produção de conhecimento se dá na ordem da implicação, pois é construção intersubjetiva. Além disso, considerando a complexidade do cotidiano escolar, apresentamos a abordagem multirreferencial e a escuta clínica como perspectivas para a compreensão dos fenômenos que ali se desenrolam.

Referência(s)