Artigo Revisado por pares

A PAISAGEM COMO INSTRUMENTO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES, SÃO LUIS-MA

2011; National University, Costa Rica; Volume: 2; Linguagem: Português

ISSN

2215-2563

Autores

Telésforo Rodrigues Martins Filho, Irecer Portela Figueiredo Santos,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

No processo de ensino da Geografia, trabalhar a definicao de paisagem pode ser de grande valia para compreensao das grandes problematicas socio-ambientais. Segundo Castro (2006), “para a geografia, a paisagem e um conceito-chave, ou seja, um conceito capaz de fornecer unidade e identidade a geografia num contexto de afirmacao da disciplina”, dessa forma, tendo em vista competencias da geografia como uma disciplina para orientacao social na perspectiva de instruir homens para uma cidadania consolidada, este trabalho objetiva avaliar o conceito de paisagem pelos alunos do ensino fundamental do Colegio Militar Tiradentes e sua viabilidade na compreensao dos desequilibrios ambientais nas dimensoes das categorias geograficas. Utilizar-se-a o metodo etnografico com a insercao da pesquisa no contexto social do objeto de pesquisa, mostrando progressivamente os procedimentos metodologicos necessarios para alcance desse objetivo. Entende-se que essa conceituacao de paisagem implica numa analise progressiva e mais profunda, ponderando que um grande obstaculo a se avancar e desmistificar nos alunos a ligacao de meio ambiente somente a florestas, desmatamentos, queimadas e poluicao dos rios, construindo uma percepcao de preservacao ambiental. A transformacao da definicao de paisagem de: “e tudo o que se ve”, para: “e um conjunto de formas que, num dado momento, exprime as herancas que representam as sucessivas relacoes localizadas entre homem e natureza” (Santos, 2002). Entende-se que partindo da estimulacao de olhares criticos sobre a paisagem local e habitual, o ensino de geografia no tratar das questoes ambientais do planeta pode desenvolver no campo atitudinal, um pensamento sustentavel.

Referência(s)