
Identificando necessidades de acervo de usuários de um departamento acadêmico: uma abordagem bibliométrica
2004; SciELO; Volume: 33; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0100-19652004000100015
ISSN1518-8353
Autores Tópico(s)Digital Marketing and Social Media
ResumoA rotina de uma biblioteca universitária de médio para grande porte pode perder de vista os interesses de seus clientes: os usuários. Diante de um aporte de verba, enviam-se memorandos pedindo aos departamentos da instituição listas de itens que gostariam de ver adquiridos. Muitas vezes, os membros do departamento são pegos de surpresa e suas listas são feitas às pressas. Este trabalho apresenta uma medotologia para um sistema interativo de sugestões aos usuários para facilitar a aquisição. Tais sugestões se basearão nos indicativos de necessidades dos próprios usuários, em seus trabalhos científicos. Para a validação inicial, realizou-se experimento em um departamento universitário utilizando a metodologia proposta, na qual acertamos mais de 41% dos itens desejados pelos membros do departamento em estudo.
Referência(s)