Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Leitura recombinativa em pessoas com necessidades educacionais especiais: análise do controle parcial pelas sílabas

2007; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 23; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0102-37722007000400004

ISSN

1806-9770

Autores

Keila Regina Sales Alves, Olívia Misae Kato, Grauben José Alves de Assis, Carolina Monteiro de Albuquerque Maranhão,

Tópico(s)

Hearing Impairment and Communication

Resumo

O controle parcial silábico dificulta a leitura recombinativa, podendo ser revertido por procedimentos de ensino. Verificou-se o controle silábico e efeitos de procedimentos de ensino nessa leitura. A três alunos especiais foram ensinadas relações palavras ditadas-desenhos e palavras ditadas-palavras escritas e testada a leitura compreensiva e textual das palavras de ensino e de generalização com recombinação de sílabas. Caso essa leitura não ocorresse, eram aplicadas sondas de controle silábico e ensinos isolados e combinados. Caso ocorresse, eram aplicados testes A'B'/A'C'/B'C'/C'B'. Os três participantes demonstraram leitura compreensiva das palavras de ensino. Dois deles apresentaram prontamente a leitura textual dessas palavras. A leitura textual e compreensiva das palavras de generalização ocorreu após a segunda seqüência de ensinos. O controle parcial por uma sílaba dificulta a generalização da leitura por recombinação silábica e esse controle pode ser revertido por procedimentos de ensino que garantam a discriminação visual e sonora das sílabas e sua reprodução oral.

Referência(s)
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