Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mídia, tipificação e exercícios de poder: a reprodução dos estereótipos no discurso jornalístico

2011; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 6 Linguagem: Português

10.1590/s0103-33522011000200004

ISSN

2178-4884

Autores

Flávia Biroli,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Este artigo discute a relação entre mídia e tipificação a partir de uma análise do conceito de estereótipos. A menção aos estereótipos em análises da mídia, de modo mais amplo, e do noticiário jornalístico, em particular, não corresponde, necessariamente, a uma explicitação do que define esse conceito. Também não corresponde a uma análise de suas conexões com outros conceitos comuns aos estudos de mídia, como os conceitos de agenda e enquadramento. Este estudo procura contribuir para uma análise teórica dos estereótipos na mídia, propondo que sejam compreendidos como artefatos morais e ideológicos. As análises aqui presentes expõem os sentidos dessa definição, considerando tensões e ambiguidades presentes nas dinâmicas de reprodução e de superação dos estereótipos no discurso jornalístico.

Referência(s)