
Mídia, tipificação e exercícios de poder: a reprodução dos estereótipos no discurso jornalístico
2011; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 6 Linguagem: Português
10.1590/s0103-33522011000200004
ISSN2178-4884
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo discute a relação entre mídia e tipificação a partir de uma análise do conceito de estereótipos. A menção aos estereótipos em análises da mídia, de modo mais amplo, e do noticiário jornalístico, em particular, não corresponde, necessariamente, a uma explicitação do que define esse conceito. Também não corresponde a uma análise de suas conexões com outros conceitos comuns aos estudos de mídia, como os conceitos de agenda e enquadramento. Este estudo procura contribuir para uma análise teórica dos estereótipos na mídia, propondo que sejam compreendidos como artefatos morais e ideológicos. As análises aqui presentes expõem os sentidos dessa definição, considerando tensões e ambiguidades presentes nas dinâmicas de reprodução e de superação dos estereótipos no discurso jornalístico.
Referência(s)