Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A organização do autoconceito: análise da estrutura hierárquica em adolescentes

2011; Springer Science+Business Media; Volume: 24; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0102-79722011000300014

ISSN

1678-7153

Autores

Francisco Peixoto, Leandro S. Almeida,

Tópico(s)

Cognitive Abilities and Testing

Resumo

Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.

Referência(s)