Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desenvolvendo pessoas: estratégias didáticas facilitadoras para o autoconhecimento na formação do enfermeiro

2002; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 10; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11692002000400008

ISSN

1518-8345

Autores

Elizabeth Esperidião, Denize Bouttelet Munari, Jeanne‐Marie R. Stacciarini,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Estudo elaborado partindo-se da disciplina Saúde Mental-I sobre o desenvolvimento do enfermeiro por meio do estímulo ao autoconhecimento. Foram objetivos refletir sobre o autoconhecimento como ferramenta na formação do enfermeiro e analisar estratégias didáticas facilitadoras ao desenvolvimento dessa habilidade. Os dados foram coletados no decorrer da disciplina, utilizando-se registros escritos, auto-avaliação e avaliação da disciplina. Os resultados mostraram que o aluno tem oportunidade de desenvolver seu autoconhecimento sendo que determinadas técnicas de ensino estimulam o contato com aspectos pessoais, facilitando a descoberta de potencialidades para a prática profissional. Concluímos que a disciplina tem desempenhado papel fundamental na formação do enfermeiro.

Referência(s)