Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental

2006; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 27; Issue: 96 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302006000300009

ISSN

1678-4626

Autores

Sonia Kramer,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo discute a educação infantil no contexto das políticas educacionais no Brasil. Inicialmente, situa a educação infantil no cenário político nacional e apresenta desafios deste campo. Focaliza, em seguida, a formação de profissionais de educação infantil, um dos maiores desafios das políticas educacionais, e trata da importância das mudanças curriculares do curso de pedagogia. No terceiro item, analisa educação infantil e ensino fundamental (agora com nove anos) como instâncias indissociáveis do processo de democratização da educação brasileira e destaca a relevância desta articulação no que se refere às crianças e ao trabalho pedagógico nas creches, pré-escolas e escolas.

Referência(s)