
A instituição da reserva de vagas na universidade pública brasileira: os meandros da formulação de uma política
2014; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 22; Issue: 85 Linguagem: Português
10.1590/s0104-40362014000400010
ISSN1809-4465
AutoresGuiomar de Oliveira Passos, Marcelo Batista Gomes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAborda-se o acesso ao ensino superior público no Brasil, delineando a instituição das cotas na Universidade Federal do Piauí em termos de motivações, objetivos e atores envolvidos. Objetiva-se caracterizar a experiência, enfatizando a inserção na agenda, o estabelecimento das alternativas de solução e a formulação da política. Para isso, baseia-se no modelo de Múltiplos Fluxos, em fontes documentais e entrevistas com o Reitor, relator do processo, procuradores, pró-Reitores e presidentes da COPEVE. Constatou-se que esta foi uma iniciativa da administração superior estimulada pela expansão de vagas e pela exclusão dos egressos da escola pública nos cursos mais concorridos da Universidade. Portanto, a formulação dependeu do reconhecimento do problema e da existência de soluções viáveis e aceitáveis, demanda e clima político favorável; e, principalmente, de agentes dispostos a agir visando a sua concretização.
Referência(s)