Artigo Revisado por pares

MIL' TONS: uma identidade cultural musical

2012; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1518-2487

Autores

Alberto Carlos de Souza,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Estudo que busca discutir os lugares de memoria nas obras fonograficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lancadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela critica da epoca como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressao politica, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raizes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar a sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” tem o significado de serem “lugares sem frestas” - onde nao ha “desbunde”, muito pelo contrario, ha exposicao de resistencia nos corpos, na paixao, nos sentimentos, na fe e na memoria.

Referência(s)