
Strategy as Truth: respostas estratégicas na gestão de crises após um crime corporativo
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s0104-530x2013005000008
ISSN1806-9649
AutoresCíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Rafael Alcadipani,
Tópico(s)Organizational Leadership and Management Strategies
ResumoNeste artigo, analisamos as respostas estratégicas da Chevron durante a gestão de uma crise corporativa provocada por um crime ambiental. O processo de estratégia compreende a busca por uma posição competitiva, e a gestão de crise consiste no gerenciamento de uma situação que ameaça a sobrevivência da empresa. Para abordar a integração da gestão estratégica à de crise, utilizamos a pesquisa documental para a coleta de dados e a análise retórica como técnica de análise. Como resultados, apontamos que as verdades produzidas pela empresa na gestão de crise é resultado da relação entre o discurso e a estratégia.
Referência(s)