
Redes interorganizacionais, poder e dependência no futebol brasileiro
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 16; Issue: 48 Linguagem: Português
10.1590/s1984-92302009000100005
ISSN1984-9230
AutoresFrederico A. de Carvalho, Maria Cecilia Pinto Marques, José Luís Felício Carvalho,
Tópico(s)Sports Analytics and Performance
ResumoA partir do caso de um clube de futebol profissional, a pesquisa procura construir uma rede interorganizacional de modo a identificar os atores envolvidos e a examinar como se estabelecem relacionamentos entre eles. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com informantes diretamente envolvidos no caso e com outros profissionais relevantes. As análises focalizaram relações duais: televisão / esporte; esporte / patrocinador; e televisão / patrocinador. Observou-se que a maior empresa nacional de televisão, representando uma emissora aberta e um canal fechado, é a grande detentora do poder na rede, sendo a única empresa de transmissão capaz de pagar os direitos cobrados e, assim, oferecer um recurso essencial para as entidades esportivas e para os patrocinadores, que é a exposição. Os patrocinadores, também, são importantes para as entidades esportivas, pois representam, em média, 25% das receitas dos clubes. As entidades esportivas, a seu turno, fornecem o "produto" - o "desempenho esportivo" - mas, em função de sua relativa debilidade financeira, têm apenas reduzido poder na rede.
Referência(s)