Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Castoriadis: uma filosofia para a educação

2008; Centro de Estudos Educação e Sociedade; Volume: 29; Issue: 103 Linguagem: Português

10.1590/s0101-73302008000200010

ISSN

1678-4626

Autores

Lílian do Valle,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

Há muitos tipos de filosofia, muitos estilos de praticá-la e muitas razões pelas quais a convocamos, quando se trata de falar das coisas humanas. No livro I da Ética a Nicômaco, Aristóteles afirma - contra o que fora, durante toda a existência, o principal objeto de busca de seu mestre - que a investigação que lhe interessa é aquela que trata do que é acessível e praticável pelos humanos. Ora, esse tipo de filosofia, que me parece ser a única digna da educação, é definitivamente a que praticou Cornelius Castoriadis. Assim, a filosofia foi insistentemente descrita, na obra do autor, como interrogação aberta e incessante, que nada tem de fútil exercício de especulação, na medida em que concerne fundamentalmente à atividade de criação, por parte de cada humano, dos sentidos que fazem existir seu mundo próprio - e que, portanto, concerne igualmente aos sentidos que edificam a vida comum.

Referência(s)