
A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-294x2004000100003
ISSN1678-4669
AutoresEmmanuel Zagury Tourinho, Marcus Bentes de Carvalho Neto, Simone Neno,
Tópico(s)Academic and Historical Perspectives in Psychology
ResumoO presente artigo discute um modelo de interpretação da Psicologia, de acordo com o qual conteúdos filosóficos/reflexivos, empíricos e aplicados imprimem uma configuração original à disciplina. Alguns aspectos históricos que estão na base dessa configuração são considerados, a fim de lançar luz sobre a heterogeneidade de objetos, métodos, objetivos e vínculos filosóficos das diferentes abordagens psicológicas. Em seguida, discutem-se algumas implicações do modelo para uma apreciação de certos fazeres (acadêmicos e não acadêmicos) psicológicos contemporâneos. Argumenta-se que o sucesso de cada abordagem psicológica depende, em alguma medida, do reconhecimento do caráter multifacetado do campo da Psicologia e da capacidade de responder de modo consistente e integrado às diferentes demandas sociais que definem esse campo.
Referência(s)