A TV Multimídia no Processo de Ensino-Aprendizagem no Estado do Paraná
2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
AutoresThiarles Cristian Aparecido Tonon, Rodrigo Leite Arrieira, Paulo Inada,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA insercao de novas tecnologias em sala de aula nem sempre e incorporada de imediato pelos educadores, pelo contrario, e vista com desconfianca e, muitas vezes, acaba por nao ser usadas principalmente por falta de estimulo ou dominio do recurso. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade da utilizacao dos recursos multimidia pelos professores do ensino da rede publica de ensino, em especial a insercao da TV Multimidia (ou TV Pendrive), e averiguar a forma como as atividades desenvolvidas sao elaboradas, tanto por professores quanto por alunos. Como material de pesquisa, foi utilizado um questionario com 10 perguntas, aplicado a 20 professores, em dois colegios estaduais, situados em duas cidades no interior do estado do Parana: Nossa Senhora das Gracas e Colorado, no primeiro semestre do ano letivo de 2010. Esse trabalho evidencia a necessidade de uma melhoria na capacitacao dos professores para utilizacao da TV Multimidia e um maior incentivo ao envolvimento dos alunos em produzir atividades com esse recurso midiatico, visando um melhor desempenho de sua funcao como ferramenta facilitadora na construcao do conhecimento.
Referência(s)