Refletindo sobre a Dificuldade de Leitura em Alunos do Ensino Superior: “Deficiência” ou Simples Falta de Hábito?

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18788/2237-1451/rle.v1n2p325-346

ISSN

2237-1451

Autores

Côrtes Tourinho,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar uma reflexão a respeito da prática da leitura por alunos da Educação Superior. Destacam-se aspectos sociais e históricos, bem como um panorama da leitura no Brasil, em que se expõe o avanço do livro e da leitura, com destaque para seus conceitos e suas funções. Estuda-se também a importância da leitura no processo educacional, salientando a interpretação, a compreensão e a intertextualidade, abordando-se nesse item o perfil do leitor brasileiro, principalmente quando ele cursa o nível superior. Relata-se a importância de um maior envolvimento dos graduandos no processo de leitura, após a reflexão sobre o pouco hábito desta entre eles e o porquê da distância entre o livro e o leitor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX