Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CULTURA E DESENVOLVIMENTO: UMA ESTRATÉGIA DE ANALISE A PARTIR DE UM ESTUDO LONGITUDINAL DE FAMÍLIAS EM SALVADOR, BAHIA

2003; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7322/jhgd.39776

ISSN

2175-3598

Autores

Ana Cecília de Souza Bastos, Célia Maria Lana da Costa Zannon, Miriã Alves Ramos de Alcântara,

Tópico(s)

Food, Nutrition, and Cultural Practices

Resumo

Este estudo foi conduzido com o objetivo de identificar alguns dos mecanismos culturalmente estruturados pelos quais a criança participa crescentemente da vida familiar e se tolda um membro co-responsável, ao desenvolver atividades ligadas à organização coletiva da vida cotidiana. Ent‘atizou-se, além do contexto de interações no qual se promove essa inserção, as ideias pareníais sobre educação de filhos, tanto no plano mais genérico como no plano imediato da descrição da rotina familiar, justificando o engajamento da criança. Os valores culturais expressos pelas justificativas parentais, promovendo ou restringindo a participação da criança, são importantes dimensões do contexto desenvolvimental. As decisões tomadas ao longo deste trabalho foram orientadas por idéias de inspiração ecológica e semiótico-construtivistas e c~lt^l^ireinc^h^/.si~e. No plano empírico, essas questões conduziram a um estudo intensivo sobre dez famílias, ao longo de uma década. A analise, que assinala a interdependência entre contexto? idéias parentais e engajamento da criança, foi possível a partir da identificação da categoria 1770^dO.5 de partill~ai; tomada como unidade de análise e extraída da análise daspráticas culturais em curso no cotidiano familiar. Os modos de partilhar podem descrever, de um lado, os tipos, as qualidades e a natureza das relações entre idéias parentais e práticas de criação de filhos e, de outro, os valores culturais prevalentes no grupo cultural de referência. As análises efetuadas permitiram mostrar a interdependência entre as práticas educativas e o contexto cultura], que se r ealiza nas várias instâncias, interligados de uma maneira fluida, recíproca, não linear. Os modos de partilhar expressam a coordenação entre diferentes ordens de ^c^oM^straint^s externos e a ação dos cuidadores e da própria criança. Na conclusão, são discutidos dois exemplosdessa interdependência.

Referência(s)