
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
2015; Associação Sergipana de Ciências; Volume: 11; Issue: 9 Linguagem: Português
10.14808/sci.plena.2015.097201
ISSN1808-2793
AutoresGisele Letícia dos Santos Barbosa, Josefina Aparecida de Souza, Rita de Cássia Suart,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.
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