
Treinamento de habilidades sociais para adolescentes: uma experiência no programa de atenção integral à família (PAIF)
2009; Springer Science+Business Media; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0102-79722009000100018
ISSN1678-7153
AutoresMariana de Paula e Silva, Sheila Giardini Murta,
Tópico(s)Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development
ResumoEste artigo apresenta uma avaliação do processo de um programa de habilidades sociais para adolescentes vinculados ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). A intervenção foi feita em 11 sessões grupais psico-educativas, com técnicas cognitivo-comportamentais. Os resultados revelaram satisfação frente à intervenção, principalmente no que se refere à liberdade para se expressar e aos efeitos positivos da intervenção. Os indicadores de comprometimento com o grupo que mais freqüentes foram relatar problemas, relatar sentimentos, explicar a causa do próprio comportamento e oferecer apoio ao colega. Os dados indicam que a intervenção teve um processo bem sucedido, cujos resultados e impactos deverão ser verificados em estudos futuros.
Referência(s)