
Ateliês de formação e universidade : a voz dos orientadores pedagógicos
2014; Volume: 28; Issue: 28 Linguagem: Português
ISSN
1646-401X
AutoresRui Neves, Jane do Carmo Machado, Mary Rangel,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo configura-se como recorte de uma pesquisa mais alargada vinculada ao Programa de Pos-graduacao em Educacao da Universidade Federal Flumi nense, Brasil, e a Universidade de Aveiro, Portugal, tendo como objetivo iden - tificar as contribuicoes da universidade nos atelies de formacao continuada e em servico de professores a partir dos sentidos atribuidos pelos orientadores pedagogicos a essas contribuicoes. Adotou-se uma investigacao qualitativa, apoiada na analise de conteudo a partir das alocucoes dos orientadores peda - gogicos da rede municipal de ensino de Petropolis, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, sobre o tema. Os dados apresentados confirmam o potencial da insercao da universidade nos atelies de formacao segundo uma perspectiva de troca de conhecimentos, saberes e experiencias entre a universidade e a escola em que ambas as instituicoes se fortalecem. Palavras-chave : escola; universidade; atelie de formacao; parceria.
Referência(s)