Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A transposição didática na educação física escolar: a reflexão na prática pedagógica dos professores em formação inicial no estágio supervisionado

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/reveducfis.v25i1.20885

ISSN

1983-3083

Autores

Luis Eugênio Martiny, Pierre Normando Gomes-da-Silva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O objetivo deste trabalho foi (re)conhecer a reflexão como um dos elementos que sustenta a prática pedagógica dos professores em formação inicial (PFI) durante o estágio supervisionado. Participaram da investigação três PFI do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba. As técnicas de coleta de dados foram: observação participante; grupo focal e documentos escritos. A pesquisa teve a duração de três meses e foi realizada em uma escola pública do município de João Pessoa – PB no primeiro semestre de 2011. Neste período, foram coletada informações em 24 aulas. Para a análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A reflexão acontece em três âmbitos. Elas incidem sobre a cultura escolar, a aprendizagem/conteúdo e sobre o agir docente. O elemento reflexivo não somente interfere diretamente na prática pedagógica, como também marca que a transposição didática está presente nas reflexões dos PFI.

Referência(s)