Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do tipo textual ao gênero de texto: a redação no vestibular

2012; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s2176-45732012000100009

ISSN

2176-4573

Autores

Maria Helena Cruz Pistori,

Tópico(s)

Russian Literature and Bakhtin Studies

Resumo

Os atuais documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação no Brasil têm preconizado o ensino da produção textual por meio do gênero -discursivo ou textual. Seguindo essa linha, o exame vestibular de ingresso a uma das maiores universidades paulistas de 2011 também solicitou dos candidatos a elaboração de três textos, de diferentes gêneros. Com o objetivo de verificar que horizontes teórico-metodológicos fundamentaram a elaboração daquele exame, analisamos os textos do (1) Manual do Candidato, da (2) Prova de redação e da (3) Expectativa da banca. Nosso parâmetro teórico é o conceito de gênero discursivo conforme desenvolvido pelos membros do Círculo de Bakhtin desde 1920. Observamos, então, como essa nova proposta visa avaliar as características que a Universidade espera encontrar em cada um de seus alunos; como utiliza o arsenal teórico nos textos analisados e como garante a avaliação da capacidade argumentativa dos candidatos. Finalmente, sugerimos a possibilidade de trabalho com o gênero "dissertação escolar".

Referência(s)