Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A educação matemática: breve histórico, ações implementadas e questões sobre sua disciplinarização

2004; National Association of Postgraduate Research in Education; Issue: 27 Linguagem: Português

10.1590/s1413-24782004000300006

ISSN

1809-449X

Autores

Antônio Miguel, Antônio Vicente Marafioti Garnica, Sonia Barbosa Camargo Igliori, Ubiratán D’Ambrosio,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho foi elaborado em tópicos autônomos para discutir a configuração da educação matemática como área de pesquisa e, num panorama histórico, expõe e analisa como têm sido implementados, efetivamente, esforços para sua consolidação no Brasil. A partir da apresentação de alguns elementos relativos à emergência e à organização da pesquisa em educação matemática no panorama internacional (D'Ambrósio), ele passa a esboçar as motivações e estrangulamentos que levaram à criação de um grupo de trabalho específico sobre educação matemática na ANPEd (Igliori). Miguel e Garnica, por fim, discutem, sob referenciais distintos, a disciplinarização da educação matemática. São, em resumo, quatro olhares e vozes que, ora em fina sintonia, ora em contraponto, surgem fincados no espaço que os autores desejam, com seus discursos, ver consolidado: a educação matemática.

Referência(s)